25/09/2019

Seu engajamento caiu? Entenda o que pode estar acontecendo.

Primeiro: não é nada pessoal! 😂

O número de likes, comentários e o alcance do feed não é mais o mesmo para muitas contas. Sabe por que?

1. o comportamento do usuário mudou! Você olha primeiro o feed ou os stories? Stories, né?! Antes, não tínhamos essa opção, então naturalmente o foco era no feed. Hoje temos uma atenção dividida, com muitos estímulos (feed, stories, IGTV, lives, conversas no direct…) e isso divide a audiência, naturalmente. 🤷🏼‍♀️

2. Muitooo conteúdo sendo produzido e muitos perfis novos surgindo. As pessoas não dão conta desse “boom” de informações. 💥 Ninguém recebe as atualizações de TODOS os perfis que segue. Seria inviável e faltaria tempo, inclusive. 🙆🏼‍♀️

3. Ausência de chamadas para ação: você está pedindo para as pessoas interagirem? “Marque um amigo”, “dê sua opinião”, “salve esse post para ler depois” são pedidos ótimos e encorajam o usuário a agir. Sempre digo que se você não pedir, não vão fazer. PS: não vale ser chato, né? Já vi blogueira escrevendo: “se você não curtir, não vou mais fazer foto!” Ai, gente… não, né? NÃO! 🤦🏼‍♀️

O que fazer?
• Aposte no que está dando certo! Sente que seu público ama os stories? Faça mais ainda conteúdos nesse formato. Use os recursos dele (gifs, enquete, perguntas…) e se fortaleça ali! 💪🏻

• Crie formatos novos. Já usa o IGTV? Já faz lives? Tente! 📺

• Deixe o feed para conteúdos “eternos”, que as pessoas queiram salvar para ler depois. 💡

• Faça uma autoanálise. Seu conteúdo no feed está realmente bom? Desperta MESMO o interesse dos seguidores? Acrescenta algo? Você gostaria de ler/ver aquela foto? 💭

• Não se baseie só em números. Se hoje o Instagram removesse os comentários e demais informações, você continuaria “noiado”? Pense nas pessoas que você inspira de verdade. Poucos e bons. Qualidade, não quantidade! 🌟

• E, claro, compartilhe a foto recém postada do feed para os stories. Sabia que o engajamento dos primeiros 20 minutos é importante para que o post continue sendo entregue a novos usuários? Isso explica a enxurrada de “new post” que a gente faz nos stories. 😜

Curtiu? Me acompanhe no Instagram para ver mais conteúdos como esse: @taistrapp